Respostas

2013-10-17T23:31:31-03:00
À princípio, tem questão de saber se expressar bem. Se você escreve/fala bem, já é um começo. Agora, na questão de Redação, você não especificou o gênero, se é narração, dissertação... Tipo, o gênero mais cobrado nesses vestibulares da vida é o texto dissertativo-argumentativo, então, eu, geralmente, assim que eu leio o tema, já me vem as ideias na cabeça e eu já vou anotando, anotando, e fica uma bagunça, depois eu organizo em um rascunho, vejo o que é que tem de errado, se tem alguma palavra que não se encaixa muito naquele canto etc, aí só depois é que eu realmente passo pra folha oficial. A estrutura das minhas dissertações: na introdução (4 a 5 linhas), eu sempre procuro definir o tema da maneira mais direta possível; no desenvolvimento (8 a 9 linhas, 2 parágrafos), eu meio que retomo o que eu disse na introdução, de um modo mais explicado, mas também não deixa de ser direto e objetivo; na conclusão  (4 a 5 linhas), na maioria das vezes, eu aponto uma solução, algo pra resolver os conflitos etc.
Obs.: Cada parágrafo deve defender uma idéia central, ok?!
1 5 1
2013-10-18T15:07:12-03:00
DEZ DICAS:

1- Ler atentamente a proposta procurando entender com perfeição o que foi pedido e, já nesse momento, sondar o se o tema deve ser entendido denotativamente, isto é, se as palavras devem ser tomadas ao pé da letra.

2- 
Conhecer o assunto a ser desenvolvido. Leitura é fundamental.Não só a leitura que você senta e fica sozinha lendo, mas também a cotidiana.

3- Especificar o assunto. Isso recebe o nome, nas aulas de Redação, de delimitação do assunto. Restringir o campo de desenvolvimento do texto indicará objetividade e isso desejável na produção de textos.

4- Refletir sobre o texto. Parece chavão, mas produzir argumentos e confrontá-los ainda é a melhor maneira de perceber se são validos ou não.

5- Fazer um plano dissertativo do início da conclusão.

6- Faça um rascunho se possível e certifique-se que as palavras então corretas.

7- Escreva na 3º pessoa do singular.

8- "Não queira ser um Machado de Assis", mas não se contente em ser um qualquer. Procure seu estilo, a estrutura mais confortável pra você, um vocabulário que não traga dúvidas.

9-  Seja claro a respeito de onde quer chegar. Não faça rodeios. 

10- Muitos afirmam que escolher um título antes do texto pode ser um guia, um resumo do que vai ser tratado. Descubra por si o que mais te agrada. Não é pra todos essa afirmação.