Respostas

2013-10-18T22:31:46-03:00
Segmentação
Segmentação geográfica:
É aquela que propõe dividir o mercado em unidades geográficas diferentes. A empresa pode operar em uma, algumas ou todas as regiões, mas sempre observando as diferenças de cada uma delas. Operando de maneira distinta.

Segmentação demográfica:

É dividir o mercado baseado em idade, sexo, tamanho da família, ciclo de vida da família, renda, ocupação, formação educacional, religião, raça e nacionalidade.

Este tipo de segmentação é o mais comum em razão das preferências e taxas de uso de um produto estarem associadas às variáveis demográficas. Outra razão é que as variáveis demográficas são mais fáceis de serem identificadas e mensuradas.

Segmentação psicográfica ou socioeconômica:


Aqui os compradores são divididos em diferentes grupos, com base no estilo de vida, na personalidade e na classe social deles.
A classe social exerce forte influência sobre a preferência das pessoas. Os bens que as pessoas consomem expressam seu estilo de vida. A personalidade das marcas corresponde à personalidade das pessoas.

Segmentação comportamental:

Nesta os consumidores são divididos em grupos, tomando-se por base seu conhecimento, atitude, uso ou resposta a um produto sob certas variáveis como influência na compra, hábitos de compra, intenção de compra.
Diferenciação
1. Diferenciação por Produto - São aspectos que complementam a função básica do produto. As empresas podem criar versões adicionais ao acrescentar características extras. Através de pesquisa junto aos consumidores, pode-se obter uma lista de características potenciais. -
2. Diferenciação nos serviços – além de diferenciar seus produtos físicos, uma empresa tem também que diferenciar os serviços que os acompanham. Os principais diferenciadores dos serviços são: - facilidade de pedido; - entrega – inclui rapidez, precisão e cuidados no processo de entrega; - instalação – trabalho a ser feito para colocar o produto em condições de funcionamento no local previsto; - treinamento do consumidor
3. Diferenciação através de Pessoas – As empresas podem obter grande vantagem competitiva através da contratação e treinamento de pessoas mais bem qualificadas do que seus concorrentes. Pessoas bem preparadas exibem seis características: - competência; - cortesia; - credibilidade; - confiabilidade; - responsividade; - comunicação clara.

4. Diferenciação através de imagem – Mesmo quando as ofertas dos concorrentes parecem as mesmas, os compradores podem responder diferentemente à imagem da empresa ou marca. É importante fazer a distinção entre identidade e imagem. A identidade compreende as formas adotadas por uma empresa para identificar-se ou posicionar seu produto. Imagem é a maneira que o público percebe a empresa ou seus produtos.