DINÂMICA - NEWTON - ROLDANAS.

Poderiam me ajudar?

Dois blocos A e B de mesmo material , com massas de mA = 8 kg e mB = 16 kg , são ligados por uma corda conforme indica a figura:

A--------B---------ROLDANA

|

|

C

Sem atrito , esses blocos são arrastados para a direita com uma aceleração de 2,0 m/s². Admitindo g = 10 m/s² , determine a massa do corpo C.

2
gustavao,tem opções?
Tipo , tenho a resposta , que é 6 KG. Porém , preciso saber como se chega à esse resultado , Só consegui achar a FORÇA TRAÇÃO. mas a partir disso , não consigo ainda achar a massa.
pq tipo man eu fiz a conta aki e cheguei a 6 Kg mas eu queria saber se o meu raciocinio estava certo para depois postar manjo?espera ai q vou responder(digitar)
Tipo achei a tração que foi de 48 N , já que A força NORMAL E a Força Peso se anulam em A e B , mas no C há a força tração que equivale a esses 48 N e a força peso , mas n sei como chegar a força peso e com isso dividir por 10 , obtendo assim a massa , acho que é um exercício fácil , porém me perdi :(
quando chegar em casa eu faço

Respostas

2013-10-20T15:25:47-02:00
Olha,eu sei que a força resultante é o peso de C correto,e sei também que Pc=Mc x g,então Pc=Mc x 10 que será 10Mc,montando a equação do sistema partimos de F=MA então teremos a força resultante que é 10Mc=(Ma+Mb+Mc)g -> 10Mc= (8+16+Mc)2 -> 10Mc= (24+Mc)2 aqui vc aplica a distributiva e aí ficará com 10Mc=48+2Mc passe o 2Mc para o outro lado da equação subtraindo e ficará com 8Mc=48 daí você divide 48/8 que será igual a 6,portanto Mc=48/8 = 6Kg,então a massa do corpo C tem 6 kg :)
1 5 1
Muito obrigado , mas além disso , você poderia me explicar as etapas para a resolução de problemas de dinâmica envolvendo roldanas ? Acho isso um pouco confuso
depende,falando de roldana fixa elas não iriam diminuir o peso de nenhuma carga,já a móvel sim,nesse caso(do problema que você me propôs) se trata de uma roldana fixa onde a ideia é somente interligar os corpos,seria como um fio de forças,vc aplica de um lado e puxa do outro,então ela é usada como um ``ligador´´ de forças,já as moveis,vc exerce força de um lado e às usa para dividir a força por 2 a cada roldana que a força se depara,daí vc aplica uma força pequena para levantar um corpo com um
peso alto,veja vídeos essas coisas,só com pratica mesmo
A melhor resposta!
2013-10-20T18:57:58-02:00
Vou explicar passo a passo:
Primeiramente separe os blocos e coloque as forças existentes nele, ficaria assim:
>bloco A
Tem apenas a tração(T) de A até B.
Fr(força resultante) = Ma(massa) . a(aceleração do sistema)
Tab= 8 . 2 = 16N
>bloco B
Tem a tração de A até B e a tração de B até C.
Como o movimento está indo para direita, então:
Fr= Mb . a
Tbc - Tab = 16 . 2
Tbc= 48N
>bloco C
Há duas forças, o peso e a tração de B até C, porém o movimento no bloco C é para baixo e isso indica que o peso é maior que a tração:
Fr= Mc . a 
P - Tbc = Mc . a
Mc.g - Tbc = Mc . a
Mc.10 - 48 = Mc . 2
8.Mc = 48 -----> Mc = 6 Kg      Qualquer dúvida pode perguntar, abraço!!
OBS: Entra no meu perfil que fiz dois exercícios desse estilo ontem, aí você estuda exemplos diferentes.  

1 5 1