Tarefa

Foto de perfil do usuário otrebor

Sobre o poder dos textos literários em transformar a realidade, veja o que pensa José Saramago, escritor português contemporâneo, prêmio Nobel de

literatura em 1998, em entrevista concedida ao jornal O Globo. Em seguida, assinale a afirmativa CORRETA.

O GLOBO: O senhor crê que a literatura tem alguma capacidade de provocar mudanças no mundo? [...]

SARAMAGO: A resposta está na pergunta. Pretendo tocar os leitores, criar polêmicas, estimular discussões. Mas isto não significa que a literatura tenha poder para mudar o mundo. Já não é pouco que seja capaz de exercer influência sobre algumas pessoas. O mundo é demasiado grande, somos mais de sete bilhões os que habitamos neste planeta, e o poder real está nas mãos das grandes multinacionais que evidentemente não nasceram para ser agentes da nossa felicidade.

O Globo.Rio de Janeiro, 20 marc. 2004. Disponível em:

?http://oglobo.globo.com/jornal/Suplementos/ProsaeVerso/141256336.as

ALTERNATIVAS Para Saramago, a literatura tem o poder de modificar a realidade. A literatura não é capaz de fazer com que as pessoas reavaliem a própria vida e mudem de comportamento, reconhece Saramago. Saramago diz que quando as pessoas mudam de comportamento, o texto literário não ajudou a desempenhar esse papel transformador em nenhum aspecto. Pela resposta de Saramago, não podemos dizer que a literatura pode provocar a reflexão. Conforme a resposta de Saramago, a literatura pode levar o leitor à reflexão e a responder, por meio de construções simbólicas, perguntas que inquietam os seres humanos.

p?.

por Otrebor

Tem dúvidas sobre esta tarefa? Pergunte!

Peça mais detalhes ao usuário Otrebor

Respostas

Respostas

1
Foto de perfil do usuário dreaduarte
A melhor resposta! Dreaduarte respondeu
Saramago diz que a literatura nao tem o poder de mudar o mundo , mas , provoca discussões e debates , logo , ao fazer isso , ja esta levando a pessoa à uma reflexao. Entao , por etapa de eliminação , creio que a ultima alternativa seja a correta.
  • 1 comentário
  • Denunciar!
  • Obrigado (7)
  • Avaliar Avaliar: 5, Votos: 2

Comentários

Escreva aqui seu comentário...