×

A maior parte do nitrogênio que compõe moléculas orgânicas ingressa nos ecossistemas pela ação de: *

Peça mais detalhes ao usuário Sheilasantos

Respostas Sair

Através do ciclo do nitrogênio. O gás nitrogenio ocupa 78% da atmosfera e os organismos  não conseguem absorve-lo na forma direta de N2(gás), então dessa forma torna se necessário a participação de organismos nesse processo como as bactérias fixadoras de nitrogênio.Podemos encontrar essas bacterias unidas a outros seres por meio de relações ecologicas como o multualismo. Apos a morte do organismo que apresenta essas bactérias especializadas inicia-se o o processo de decomposição,onde o principal produro eh a amônia(NH3), que como vc pode perceber apresenta nitrogênio em sua composição. Essa amonia então será sintetizada atraves de uma reação oxidativa ( que usa o oxigenio como reagente) e será trasnformada em nitrito. Participam desse processo as bactérias Nitrosomonas.sp veja:
2 NH3 + 3 O2 ----- 2 NO2 + 2 H20 + 2H + ENERGIA (reação balanceada)
O principal produto desta reação eh o nitrito ( NO2), porém este é extremamente tóxico, então inicia-se mais uma etapa química onde o nitrito eh transformado em nitrato (NO3) pela ação das bacterias chamadas Nitrobacter sp. e então é absorvido pelos organismos vivos (produtores). Veja a equação:
 2 NO2 + O2 -------- 2 NO3 + ENERGIA

Apos a morte do organismo vivo o nitrogenio armazenado na materia organica volta para o ambiente na forma de amônia e reinicia o ciclo

Não está muito seguro sobre a resposta?

Mais respostas

Ajuda gratuita
com as lições de casa!

Tem problema com sua lição de casa?
Peça ajuda gratuita!

80% das perguntas são respondidas dentro de 10 minutos

Não apenas respondemos - nós explicamos!

A qualidade é garantida pelos nossos especialistas

Você não encontrou o que estava à procura?

Fazer pergunta