“O resultado geral ao qual cheguei, e que, uma vez adquirido, serviu de fio condutor aos meus estudos, pode ser formulado brevemente assim: na produção social de sua existência os homens entram em relações determinadas, necessárias, independente de suas vontades, relações de produção que correspondem a um grau de desenvolvimento determinado de suas forças produtivas materiais. O conjunto dessas relações de produção constitui a estrutura econômica da sociedade, a base concreta sobre a qual se ergue uma super-estrutura jurídica e política e à qual correspondem formas de consciências sociais determinadas.” (MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. p. 4)


Assinale a alternativa abaixo que melhor corresponde à afirmação de Marx.

-Os homens só se relacionam para produzir, por isso em primeiro lugar eles imaginam, pensam, ativam suas consciências para depois começarem a produzir, por isso é a consciência que determina os modos de produção.

-Marx renega o materialismo com esta frase, ele não acredita que o estudo da realidade material, e do trabalho propriamente dito, possa ajudar a compreender o homem.

-A super-estrutura determina a base econômica da sociedade, por isso ela tem esse nome, significa que ela está acima das consciências comuns e determina estas. -Para Marx os modos de produção que regulam a política, o direito e as ideologias. -Marx demonstra a importância da questão jurídica para o estudo da sociedade.

1

Respostas

2013-10-21T13:12:25-02:00
Para Marx os modos de produção que regulam a política, o direito e as ideologias.
3 5 3