Questão 5: Ao realizar a leitura do texto da WEB Aula conhecemos um pouco mais sobre Paulo Freire. Dentre as indicações apresentadas pelo texto, ainda podemos considerar que uma das alternativas não corresponde ao trabalho e pensamento apresentado por Paulo Freire. Assim consideramos como INCORRETA a seguinte afirmativa indicada: Alternativas: Paulo Freire passou a vida engajado na luta pela subordinação das classes populares (e foi exilado por isso), iria desenvolver um pensamento educativo que negasse a estas classes o conhecimento científico e artístico que constituem um patrimônio de toda a humanidade. Paulo Freire sempre defendeu o direito do povo de conhecer melhor o que já sabe e conhecer aquilo não sabe. Ele valoriza o conhecimento popular e reconhece sua importância como elemento educativo. Paulo Freire nunca defendeu a ideia de que o conhecimento popular fosse um conhecimento suficiente. Defendeu que a educação é uma ação “instrumentalizadora” na construção da gênese do conhecimento.
Paulo Freire entendia que o código escrito efetivamente não é um conhecimento popular... Postulando uma educação que sirva às camadas populares, Freire certamente não concordava com conteúdos programáticos que não servissem a estas camadas da população. Paulo Freire não apresentava uma postura de negação total aos conteúdos tratados pela educação.

1

Respostas

2013-10-21T21:17:51-02:00
Creio que a primeira alternativa seja a errada , pois Paulo Freire foi exilado por subversao , ou seja , por ser contra o governo. Alem disso , seu objetivo era dar as classes menores o acesso a educaçao , ao conhecimento. Tanto que alfabetizou muitos adultos em pouco tempo. Dados os fatos , contraria-se a primeira alternativa. Pois o motivo de seu exilio apresentado por essa alternativa é falso e ele nao iria desenvolver o pensamento dito na alternativa , na verdade , seu objetivo era o contrario..
1 4 1