Preciso de ajuda como se resolve essa conta (equações com duas incógnitas)

x
+y=32
2
-2x+y=3
2 4

2
Comentário foi eliminado
Esses moderadores que só sabem fazer pergunta e nunca ajudam... haha
Comentário foi eliminado
nada a comentar ^^ hehehe
Comentário foi eliminado

Respostas

A melhor resposta!
2013-10-22T14:18:13-02:00
x+y=32  mmc=2 então x+2y= 64
2
-2x+y=3 mmc =4  então , -2x(4 )+ 2(y) =3
      2  4
meu sistema
 x+2y =64 
 -8x +2y =3  (-1)
8x -2y =-3 
x+2y =64 somando 
9x = 61
x =61/9
x+2y =64 substituindo
61/9 +2y =64 
61+ 18y =576
18y = 576 -61
18y=515
y= 515/18
3 5 3
2013-10-22T14:23:56-02:00
X/2) + (y/1)= (32/1)

(x/2)/1 + (y/1)/2 = (32/1)/2

x + 2y = 64 > transformamos a 1ª equação.

-2x/1) + (y/2) = (3/4)

(-2x/1)/8 + (y/2)/4 = (3/4)/2

-16x + 4y = 6 > transformamos a 2ª equação.

Agora,vamos reescrever.
    x+2y = 64  >>>multiplicamos por -2
    -16x + 4y=6

-2x -4y = -128
-16x +4y = 6
____________
-18x = -122

18x = 122

x= 122/18

x= 61/9 ou 6.77

Agora,precisamos voltar na 1ª equação e substituir o valor de x

x+2y = 64

61/9 + 2y = 64

(61/9)/1 + (2y/1)/9= (64/1)/9

61 + 18y = 576

18y= 576 - 61

18y = 515

y= 515/18 ou 28.61

1 4 1