Precisando urgente de ajuda!!!
1)Aplicando as propriedades das proporções,descubra o par ordenado que é solução da equação: a) x/3=y/4
b) x+y=35

2) Calcule as seguintes equações:
a) 0,5x+2,6=5,1
b) 20x-17=43

3)Determine a raiz ou solução da equação:
7x+11=15+5x


Quem souber me ajudar,agradeço desde já!!!



2

Respostas

A melhor resposta!
2013-10-24T15:49:07-02:00
X/3 = y/4
x + y = 35
Vamos isolar uma incógnita da 2º equação, e depois substituir na 1º:
x + y = 35 ---> x = 35 - y.
Substituindo na 1º teremos:
x/3 = y/4
4x = 3y
4(35-y) = 3y
140 - 4y = 3y
140 = 7y
140 / 7 = y
20 = y.

Agora que temos ''y'', trocamos o seu valor em qualquer equação que tenha ''x'' para descobrir essa última incógnita:
x + y = 35
x + 20 = 35
x = 35 - 20
x = 15
Portanto o par ordenado é o (15,20)
---------------------------------------------------
0,5x + 2,6 = 5,1
0,5x = 5,1 - 2,6
0,5x = 2,5
x = 2,5/0,5
x = 5
---------------------------------------------------
20x - 17 = 43
20x = 43 + 17
20x = 60
x = 60/20
x = 3
---------------------------------------------------
7x + 11 = 15 + 5x
7x - 5x = 15 - 11
2x = 4
x = 2
1 5 1
2013-10-24T15:49:59-02:00
1- a) x/3 = y/4
x = y/4 . 3

y/4= y/4 . 3
2y/4 = 3
2y= 3.4 = 12
y = 6

x/3 = 6/4
x/3 = 1,5
x = 1,5 . 3 
x = 4,5

b)  x+y = 35
y= 35-x

x=35 -35-x
2x = 0
x= 0

0 + y = 35
y= 35 -0
y = 35

0 + 35 = 35

2- a) 0,5x + 2,6 = 5,1
0,5x = 5,1 - 2,6
0,5x = 2,5
x = 2,5 / 0,5 
x= 5

b) 20x - 17 = 43
20x = 43 + 17
20x = 60
x = 60/ 20
x = 3

3-  7x + 11 = 15 + 5x
7x- 5x = 15 - 11
     2x = 4
       x = 4 /2
       x = 2