Respostas

2013-10-22T21:20:53-02:00
A África, por se tratar de um continente de clima tropical, salvo algumas regiões, recebe grande insolação, possui temperatura elevada em razão de sua localização geográfica, pois está próxima à linha do Equador e do Trópico de Câncer e de Capricórnio. 
É um dos continentes de maior biodiversidade do mundo, fato proveniente da quantidade de energia (calor) que favorece o desenvolvimento de matéria orgânica gerada pela decomposição de plantas, tornando-se propício à germinação de variadas espécies de vegetais, a partir daí habitam nessas plantas insetos e micro-organismos que vão propagar a própria existência da flora, além de compor a cadeia alimentar, pois servem de alimentos para os animais maiores. 

No contexto social e, mais precisamente, cultural, o continente africano apresenta uma diversidade muito grande, pois conta com aproximadamente seiscentos povos e trezentas línguas distintas, além de uma infinidade de religiões nativas ou introduzidas. 

Os africanos têm uma forte ligação com os brasileiros, pois no período colonial os escravos vieram ao Brasil para trabalhar na produção do açúcar e mais tarde no café, contribuindo assim para a consolidação da cultura no Brasil. 

O continente africano é regionalizado e/ou dividido em África Islâmica, situada ao norte, e África Subsaariana, situada ao sul, a diferença básica está na religião, sendo a primeira Islamita e a segunda Animista (candomblé, umbanda, magia negra etc.) que são religiões nativas. 
 
2013-10-22T21:23:39-02:00
A África é um continente triangular, com litoral retilíneo, banhado pelos oceanos Atlântico e Indico e pelos mares Mediterrâneos e Vermelho. Considera-se a separação entre a África e Ásia o canal de Suez no Egito.
É atravessado pelos trópicos de Câncer ao norte e Capricórnio ao sul. O Equador atravessa a região central, e o meridiano de Greenwich atravessa-o na região ocidental, que permite afirmar que o continente africano apresente terras nos quatro hemisférios.