Respostas

A melhor resposta!
2013-10-23T00:13:08-02:00
O número é x.
é somado ao seu quadrado, 
x^2 
e resulta em 72.

x+x^2=72
x^2+x-72=0

Temos uma equação do segundo grau, onde
a=1
b=1
c=-72
resolvemos por Bhaskara.
x=\dfrac{-b\pm\sqrt{b^2-4ac}}{2a}

x=\dfrac{-1\pm\sqrt{1^2-4times1\times-72}}{2\times1}

x=\dfrac{-1\pm\sqrt{1+288}}{2}

x=\dfrac{-1\pm\sqrt{289}}{2}

x=\dfrac{-1\pm17}{2}

x'=\dfrac{-1+17}{2}=\dfrac{16}{2}=8

x''=\dfrac{-1-17}{2}=\dfrac{-18}{2}=-9


Como é o número positivo, ficamos com o x'=8.
Que, 
A) Um numero impar ✖ NÃO É
B) Maior que 10 ✖ NÃO É
C) Menor que 4 ✖ NÃO É
D) divisivel por 3 ✖ NÃO É
E) divisível por 2 

Alternativa (E)
3 5 3
2013-10-23T00:30:53-02:00
O número será x
x + x^2 =72
x^2 +x -72=0 
delta = 1^2 -4.1.-72
d= 1+288
d=289
x'= -x+ ou - v289/2
x'= -1 + 17/2=> x'=16/2=> x'= 8
x"= -1 -17/2=> x"= -18/2=> x"=-9 
como pediu o número positivo só me interessa o 8, enta~a resposta é a letra E divisivel por 2
3 2 3