Identifique as figuras de pensamento:

a) Que maravilha redação a sua! Um bebê alcançaria nota melhor...

b) Os interesses do Brasil falaram mais alto na reunião.

c) Você faltou à verdade, e isso considero grave.

d) As nossas praias, que antes eram limpas, de águas alvas, agora estão todas poluídas, de águas turvas.

e) O garoto foi voando para casa, quando soube que o pai chegara.

f) O velho acaba de entregar a alma a Deus.

g) Eis aí a nossa melhor escola para crianças excepcionais.

h) Veja como Isabel é inteligente: com 38 anos e já está na quinta série!...

i) Estou morto de cansaço: vou dormir.

j) Já lhe expliquei isso mil vezes, e você ainda não aprendeu?


2

Respostas

A melhor resposta!
2013-10-23T00:38:15-02:00
A) ironia 
b) prosopopeia
c) eufemismo
d) antítese
e) hipérbole
f) eufemismo
g) eufemismo
h) ironia
i) hipérbole
j) hipérbole
2 3 2
  • Usuário do Brainly
2013-10-23T02:37:50-02:00
A- ironia - intenção sarcástica
b- prosopoeia - personificação
c- eufemismo - emprego de palavras agradáveis para substituir as com sentido grosseiro
d- antítese - emprego de expressões contrastante.
e- hipérbole - exagero na afirmação.
f - eufemismo
g- eufemismo
h- ironia
i- hipérbole
j- hipérbole