Respostas

2013-10-23T19:50:56-02:00
É só vc faze a soma normal, só que n muda o num d baixo, só muda o de cima. 
Se for com nums (em baixos) diferentes vc multiplica esses nums de baixo e faz multiplicação cruzada, depois é só soma normalmente.
A melhor resposta!
2013-10-23T19:51:03-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
O correto seria: como fazer operação de adição de fração?

a) Os denominadores das frações são iguais:

Somam-se os numeradores (de cima) e mantêm-se o denominador (de baixo)

Exemplo:

\frac{2}{17}+\frac{5}{17}+\frac{1}{17}=\frac{8}{17}

b) Os denominadores das frações são diferentes:

Neste caso calcula-se o mmc entre os denominadores e encontram-se frações equivalentes às frações da adição que tenham este novo denominador (o mmc)

Exemplo:

\frac{1}{2}+\frac{3}{4}+\frac{3}{8}=

calcula-se o mmc

mmc(2,4,8)=8

Encontram-se frações equivalentes a 1/2, 3/4 e 3/8 que tenham denominadores igual a 8:

\frac{1}{2}+\frac{3}{4}+\frac{3}{8}=\frac{4}{8}+\frac{6}{8}+\frac{3}{8}=\frac{13}{8}

Veja que no final a operação de adição torna-se como no item a), depois que os denominadores são iguais.
2 5 2