Tenho uma dúvida...

se eu tenho

x^4=4x^2

eu divido tudo por x^2

eu fico com

x^2=4

tirando a raiz quadrada dos dois lados eu tenho

x=\pm~2

Eu estou certo fazendo isso!? Se estou, por quê?! Se não estou, por quê??

2
errado, pois esta é uma equação biquadrada, 4 raízes
Comentário foi eliminado
ta aí o revrui já matou

Respostas

A melhor resposta!
2013-10-24T21:31:41-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Não está absolutamente certo. Veja que x=0 é uma solução, não contemplada no processo indicado.

O melhor é transformar assim:

x^4-4x^2=0  \\
\\
x^2(x^2-4)=0  \\


Dai já se observa a raiz dupla 0

As outras duas raízes vem de:

x^2-4=0 \\
x^2=4 \\
x=+-2

Logo as soluções são:  {0,0,-2,+2}

1 5 1
Comentário foi eliminado
vc quer o que certabilidade???
kkkk
Comentário foi eliminado
blz
2013-10-25T19:37:35-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.


x^4 - 4x^2 = 0

x^2(x^2 - 4) = 0

  x^2 = 0   ==> x = 0

   x^2 - 4 = 0
   x^2 = 4 ==> x==>x = +/- 2

   V = { 0,0, - 2, + 2 }

Como a eq.é biquadrada como sabemos ela terá 4 raízes. Como vc dividiu, vc eliminou a outra possibilidade do zero que é outra raíz da equacao. Espero que tenha tirado a sua dúvida.