No livro Um toque de clássicos está descrita uma das mais importantes características das sociedades Ocidentais segundo Max Weber, nas palavras das autoras:


Se quiséssemos caracterizar, em uma só ideia, a marca distintiva que Weber identifica nas sociedades ocidentais contemporâneas, esta seria de que o mundo tende inexoravelmente à racionalização em todas as esferas da vida social.

O principal exemplo de Weber para descrever este processo de racionalização, é:

O surgimento da máfia. A ascensão de um contra-poder autônomo em oposição ao poder instituído.

A transformação na família. As novas estruturas familiares são um processo de racionalização da sexualidade.

O fortalecimento das políticas intervencionistas do Estado.

O enfraquecimento das grandes corporações multinacionais.

A ascensão da burocracia. Da máquina pública à vida privada, todas as esferas da sociedade passam a se estruturar e atuar através de burocracias, racionalizando as rotinas e procedimentos.

1

Respostas

2013-10-25T21:17:06-02:00
Resposta correta: A ascensão da burocracia. Da máquina pública à vida privada, todas as esferas da sociedade passam a se estruturar e atuar através de burocracias, racionalizando as rotinas e procedimentos.
3 5 3
Seguindo o pensamento de Weber, a modernidade trouxe consigo o fortalecimento da burocracia que se estendeu a todos os segmentos da vida. O surgimento da máfia, a transformação da família, as políticas intervencionistas do Estado ou o enfraquecimento das multinacionais não são o principal exemplo para descrever o processo de racionalização da modernidade.