Para Emile Durkheim, a sociedade capitalista se desenvolve, entre outras coisas, por meio da divisão do trabalho. Baseado no seu conhecimento a respeito da divisão do trabalho, das discussões em sala, analise as sentenças abaixo: I. A divisão do trabalho traz como resultado um processo de especialização, onde o indivíduo se posiciona dentro de um conhecimento específico disponível pela sociedade.

II. A divisão do trabalho é típica das sociedades capitalistas. A alta divisão do trabalho gera, entre outras coisas, uma co-depêndencia forte entre os membros da sociedade.
III. A divisão do trabalho torna a sociedade mais altruísta e o individuo mais solidário aos problemas dos demais membros da sociedade. Em uma sociedade com muitos membros (como as grandes capitais) podemos deduzir que a divisão do trabalho cria uma afetividade maior e um compromisso altruísta que une a todos. Está (ão) correta (s):

As alternativas II e III.
Apenas a alternativa II.
Apenas a alternativa III.
Apenas a alternativa I.
As alternativas I e II.

2
As alternativas I e II.

Respostas

2013-10-25T23:26:35-02:00
A questão certa é essa mesma I E II CORRETAS 
5 5 5
2013-10-26T14:14:44-02:00
Alternativas I e II estão corretas
3 5 3
A divisão do trabalho foi uma dos principais conceitos trabalhados por Durkheim. Seguindo sua concepção, “A divisão do trabalho é típica das sociedades capitalistas...” e traz como resultado a interdependência “Resultado de um processo de especialização...”. Por outro lado, a ideia de altruísmo associado ao conceito de solidariedade não foi o sentido dado por Durkheim em sua abordagem o que torna corretas apenas as duas alternativas citadas.