1) três torneiras enchem uma piscina em 10 horas. Quantas horas levarão 10 torneiras para encher duas piscinas?

2) uma equipe composta de 15 homens extrai em 30 dias, 3,6 toneladas de carvão.Se for aumentada para 20 homens, em quantos dias conseguirão extrair 5,6 toneladas de carvão?
obrigada,

2

Respostas

2013-10-25T17:51:05-02:00
1) três torneiras enchem uma piscina em 10 horas. Quantas horas levarão 10 torneiras para encher duas piscinas?
3 =10
x=   10
10x=30=> x=30/10=. x=3horas cada piscina , sendo 2, será 
3*2=6horas

2) uma equipe composta de 15 homens extrai em 30 dias, 3,6 toneladas de carvão.Se for aumentada para 20 homens, em quantos dias conseguirão extrair 5,6 toneladas de carvão?
15=30=3,6
20=x=5,6  a razão é inversamente proporcional
30=20*3,6
x=15*5,6
30=72
x=84
72x=84*30
72x=2520
x=2520/72
x=35 dias
5 4 5
Olá..mas tem que montar de outra forma...obrigada..o resultado é esse mas tem que ser feito um abaixo do outro..
A melhor resposta!
2013-10-26T16:08:29-02:00
Hola.

1) três torneiras enchem uma piscina em 10 horas. Quantas horas levarão 10 torneiras para encher duas piscinas?

3t  1pc  10h
10t  2pc  xh

10/x = 1/2 * 10/3
1*10*x = 10*2*3, corta o 10 nos dois lados, fica:
x = 2*3
x = 6 horas

2) uma equipe composta de 15 homens extrai em 30 dias, 3,6 toneladas de carvão.Se for aumentada para 20 homens, em quantos dias conseguirão extrair 5,6 toneladas de carvão?

15h 30d 3,6t
20h  xd  5,6t

30/x = 3,6/5,6 * 20/15
3,6*20*x = 30*5,6*15
72x = 2520
x = 2520/72
x = 35 dias

5 4 5