A novela Passione, da Rede Globo, em 2010, abordou este tema: dois jovens começaram a namorar e só tempos depois descobriram que eram primos. O autor da novela levou a história adiante – antes de casar, resolveram procurar um médico para saber quais os riscos reais de terem um filho com alguma doença genética. A cena mostrou ao grande público uma especialidade médica pouco conhecida e de difícil acesso para a maioria da população: a genética. O casamento consaquinio aumenta riscos de: A- abortos causados pelo mesmo tipo sanguíneo B- Alterações genéticas nas celulas germinativas. C- malformações provocadas por genes dominantes D- problemas relacionados as genes recessivos.

2

Respostas

2013-04-05T13:27:11-03:00

Item c. A probabilidade de genes dominantes de uma mesma doença estar presente em duas pessoas da mesma família é maior, devido ao próprio parentesco.

1 5 1
2013-04-05T13:31:48-03:00

D- Os genes recessivos são aqueles que precisam estar presentes em dose dupla para que a característica que eles determinam possam estar presentes no organismo. No caso dos primos, maiores serão as chances desses dois indivíduos (primos) compartilharem os mesmos genes recessivos....

1 5 1