5ª QUESTÃOA Ordem Jesuíta inaugurou a educação no Brasil. Os padres da Companhia de Jesus tiveram um papel importante em relação às condições de convivência com o elemento europeu e nativo ? indígena ? brasileiro, como as questões relacionadas à língua tupi. Diante desse contexto, assinale a assertiva:ALTERNATIVAS
1 A língua tupi foi abolida pelos padres jesuítas, considerada uma língua herética e disseminadora de práticas profanas e pecadoras
2 Eliminou completamente a língua entre as tribos nativas, ao ponto em que todas as regiões do Brasil colonizado por Portugal, falavam exclusivamente o português.
3 Ter sido o tupi a língua geral da colônia e ter se mantido como o instrumento de comunicação entre as diversas classes sociais.
4 Foram os jesuítas que iniciaram o estudo da língua indígena com a finalidade de catequizar e apresentar as primeiras classificações dos dialetos nativos.

2

Respostas

A melhor resposta!
2013-10-29T14:25:49-02:00
4 - (X)  Foram os jesuítas que procuraram estudar a língua indígena com a finalidade de entende-los e assim poder catequiza-los.
2 3 2
2013-10-29T21:22:09-02:00
A letra D.........Foram os JESUÍTAS QUE ...............