Um dos temas mais polêmicos dentro das atuais discussões antropológicas é o que se refere ao conceito de diversidade racial. Sobre o termo “raça” é correto afirmar que: Alternativas 1 - Foi usado inicialmente como justificativa para a exploração e a dominação entre povos, especialmente a partir do colonialismo europeu 2 - Diferencia substancialmente cada indivíduo 3 - Identifica as categorias qualitativas que distinguem um povo do outro 4 - É possível categorizar qualitativamente os grupos humanos a partir das características de cor de pele, cabelo, formato de rosto e estatura 5 - A divisão da humanidade em categorias raciais se justifica do ponto de vista biológico e ajuda a explicar os diferentes níveis de evolução em que se encontram cada sociedade

2

Respostas

2013-04-05T13:50:50-03:00

1- Foi usado inicialmente como justificativa para a exploração e a dominação entre povos, especialmente a partir do colonialismo europeu. 

Essa separação racial não é coerente, e não pode ser usada para definir "evolução" em uma sociedade, nem distinguir qualitativamente ninguém. Muito menos diferenciar substancialmente cada indivíduo!!

2013-04-05T13:52:05-03:00

Em suma,

Foi usado inicialmente como justificativa para a exploração e a dominação entre povos, especialmente a partir do colonialismo europeu.

 

> Raças não diferenciam, pois somos todos iguais.

> Todos têm a mesma capacidade, qualidades.

> Só existe uma raça: a humana.