Respostas

A melhor resposta!
2013-04-05T14:35:36-03:00

Weber, ao contrário do que defende Durkheim, as normas, os costumes, e as regras sociais não são algo externo ao indivíduo, mas estão internalizados, e com base no que traz dentro de si, o indivíduo escolhe condutas e comportamentos. 

8 4 8
2013-04-05T14:40:44-03:00

A principal diferença entre os dois autores foi a de que Durkheim cunhou o termo "facto social" para indicar que existiam forças para além do indivíduo que afectam o seu comportamento, enquanto Weber afirmava que precisamos de compreender o significado que as pessoas atribuem aos seus comportamento para compreendermos a sociedade.

 

WEBER: Investigar o sentido da ação social e ressaltar os elementos mais gerais de cada fase do processo histórico daquela sociedade. Tem origem no indivíduo; é resultante da interdependência entre os  sentidos das diversas ações sociais. Conduta humana dotada de sentido que realiza um objetivo, o envolvimento dos demais atores na mesma ação cria uma interdependência das ações, o que confere o caráter social. O sentido das ações sociais deve ser compartilhado por um grupo que atua de forma mutuamente coordenada. Tipo ideal; método de reflexão; indeterminismo histórico. Existe certa parcialidade na análise sociológica. Embora a objetividade deva ser perseguida (método compreensivo).Tem significado e especificidade.Asações sociais dos indivíduos interagindo dão a dinâmica da vida social. Sociedade É fruto do desenvolvimento histórico e cada qual tem suas especificidades resultantes da cultura e ações praticadas.

 

DURKHEIM: Explicar a sociedade; encontrar soluções para a vida social; comparar sociedades. O fato social  é Fruto de coerção social e da relação mecânica ou orgânica, dependendo do estágio social em que a sociedade se encontra.
Independe do que os sujeitos pensam; deve ser encarado como coisa: coerção social, exterior ao indivíduo, generalização. 

8 4 8