Uma das teses críticas ao liberalismo veio do positivismo, princípio metodológico desenvolvido por Augusto Comte. Para ele, a sociedade deveria ser organizada em torno da ciência, e esta deveria ser a orientadora da conduta humana. Os elementos sociais estão acima dos interesses individuais, segundo Comte, e as ciências ?verdadeiras? são aquelas que derivam das ciências naturais. Sua visão se aproxima do método desenvolvido por Descartes, pelo qual as leis gerais determinam o pensamento e os fenômenos particulares. Dessa forma, sobre o pensamento positivista, assinale a alternativa correta:

a) O conhecimento só pode ser obtido de forma parcial. Não se pode chegar a uma conclusão geral sem ter entendido a particularidade. O positivismo desconsidera a experiência empírica e valoriza a sensitiva, ou seja, emocional.

b) A objetividade tem um papel central nas teses positivistas. O pensador, ao estabelecer sua visão sobre a natureza, está sustentado exclusivamente em sua compreensão particular, estabelecendo, assim, a impossibilidade de compreender a sociedade por um método geral.

c) Diferentemente das leis naturais, as leis sociais obedecem a critérios subjetivos que, ao serem executados, se realizam com perspectivas sustentadas em uma ordem mágica cujos valores estão assentados em uma subjetividade.

d) O ser humano estabelece uma relação única com os elementos naturais. Estes ganham sentido para a mente humana, mas não existem independentemente delas.

e) Para Comte, a matemática é a "mãe" de todas as ciências naturais, as quais são as únicas sustentadas em objetos de estudos empíricos. Essas ciências são responsáveis, para ele, pelo desenvolvimento das sociedades humanas.

1

Respostas

2013-10-29T11:00:20-02:00
PARA COMTE, A MATEMÁTICA É A MÃE DE TODAS AS CIÊNCIA.
RESPOSTA: ( E )
1 1 1