A mentalidade religiosa que predominou na Europa durante o Período Medieval foi a "Escolástica". Um de seus fundadores foi Santo Agostinho. O nobre romano cartaginês que se converteu à Igreja Católica e se transformou em um símbolo da conversão e da defesa da fé. O pensamento de Santo Agostinho pode ser compreendido:
ALTERNATIVAS
a)Como uma defesa das obras em detrimento da fé. Para ele, o desenvolvimento material está diretamente relacionado à materialidade que comprova a existência divina. Sendo assim, Deus se manifesta nas coisas e não nos homens.
b)
Para Agostinho, tanto o trabalho quanto a crença têm pouca interferência no destino dos homens. A relação de Deus com sua principal criação é de descaso, não havendo ¬qualquer condição de prever o destino da humanidade.
c)
Para Agostinho, assim como para São Tomás de Aquino, o homem cumpre uma determinação na terra, cumprir a vontade de Deus. O homem não tem qualquer poder sobre o seu destino.
d)
Agostinho acredita em uma predestinação absoluta, valoriza a fé como uma demonstração da presença e escolha de Deus na vida dos homens. Para ele, o destino do homem foi traçado pelo Criador e o homem é incapaz de saber; resta a ele crer.

1

Respostas

2013-10-30T23:55:38-02:00