Tarefa

Foto de perfil do usuário lsluciana2008

ERA VARGAS : QUAIS FORAM O PROCESSO E OS RESULTADOS DO MOVIMENTO DE 1930?

ERA VARGAS : QUAIS FORAM O PROCESSO E OS RESULTADOS DO MOVIMENTO DE 1930?
por Lsluciana2008

Tem dúvidas sobre esta tarefa? Pergunte!

Peça mais detalhes ao usuário Lsluciana2008

Respostas

Respostas

Foto de perfil do usuário aldejr
Aldejr respondeu
Foram varios processos nesta epoca, mas relembramo-nos de algumas que ficou no marco da historia que foi as eleições realizadas em março de 1930, onde Julio Prestes conquistou cerca de 1 milhão de votos contra 737 mil de Getulio Vargas, aí onde começa uns dos movimento interessante, os tenentistas insatisfeito com resultados das urnas começam a fazer articulções de revoltas e tumultos e pequenas rebeliões em determinados locais, contra o poder da oligarguia que há tempos predominava.... Com assassinado de João Pessoa em Recife, (Crime passional). O movimento revolucionario que vinha-se articulando ganha força em 3 de outrubro de 1930.Resultado tiram Washington Luiz do poder, e constitui uma junta provisoria, no dia 3 de novembro a mesma passa a presedencia a Getúlio Vargas. A chegada de Vargas ao poder deu inicio a uma nova fase da historia da politica brasileira. O significado da revolução de 30 vem sendo artigo de pesquisa por diversos studantes e pesquisado pois cada um tem diferentes interpretações, alguns dizem que teria ocorrido a revolução por setores urbanos- industriais, para outros, o movimento só foi conduzido pelos intersesses da classe média, por intermedio dos tenentes.

espero ter ajudado.
  • Comentários
  • Denunciar!
  • Obrigado (0)
  • Avaliar

Comentários

Escreva aqui seu comentário...
Foto de perfil do usuário liviapadilha
Liviapadilha respondeu
Ao se aproximar as eleições de 1930, as oligarquias se desentenderam.
O Presidente Washington Luis queria Júlio Prestes, mas Minas Gerais não gostou e decidiu apoias a  chapa Aliança Liberal, o candidato seria Getúlio Vargas.
Como as eleições eram fraudadas, Júlio Prestes venceu.
Logo, João Pessoa(Governador da Paraíba) foi assassinado e isso mudou o rumo da política no Brasil.A situação do presidente tornou-se insustentável. Mas como ele não desejava deixar o cargo, os chefes militares o destituíram. Uma junta militar ocupou a direção do governo.
Como Getúlio havia liderado a revolução, ele assumiu a presidência com a missão de organizar um novo governo para o país.Inicialmente, Getúlio exerceu o poder como chefe do governo provisório (1930-1934); em seguida, com a promulgação da segunda Constituição republicana, em 1934, Getúlio passou a ser presidente constitucional, eleito pela assembléia constituinte (1934-1937); finalmente, com a instalação da ditadura do Estado novo, Vargas manteve-se no poder de 1937 a 1945.

Espero ter ajudado... :)
  • Comentários
  • Denunciar!
  • Obrigado (0)
  • Avaliar

Comentários

Escreva aqui seu comentário...