O liberalismo se sustenta na capacidade de racionalização da vida humana. Na compreensão do sentido que a existência individual tem para uma condição coletiva. Pensadores como Locke e Rousseau foram fundamentais para a concepção de teses que respaldaram a formação de estados nacionais e orientaram a compreensão do papel do ser humano na sociedade. Assinale a alternativa correta sobre as teses liberais:


- Elas retomam a noção de determinismo estabelecida por São Tomás de Aquino. Nele, mesmo que a ação humana busque independência, há uma força maior que conduz os nossos atos.

- Essa força "divina", para os liberais, se sustenta na natureza como geradora de todas as coisas e com um poder acima da razão humana.

- Nessa perspectiva, por mais que o ser humano tente entender a racionalidade de sua existência, ele esbarra no poder da criação sobre-humana. "A limitação da existência está em que deu a vida", afirma Locke.

- Para os liberais cabe ao homem, através de sua existência, buscar a realização de sua vida, de sua felicidade. A ação humana é o fundamento da liberdade.

1

Respostas

2013-10-30T15:23:28-02:00
Para os liberais cabe ao homem, através de sua existência, buscar a realização de sua vida, de sua felicidade. A ação humana é o fundamento da liberdade.
4 3 4