O pensamento ocidental se desenvolveu após as Revoluções Liberais dos séculos XVIII e XIX. A implantação da maquinofatura e da representação política foi além dos países europeus, atingiu a América Latina principalmente. Na Europa, a formação da classe operária com a Revolução Industrial fez emergir novas concepções político-filosóficas, entre elas o Materialismo Histórico e Dialético, o qual defende que:(julgue as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correspondente)
1. A classe operária se transformou em uma defensora dos interesses liberais. Os principais teóricos que representaram o interesse dos trabalhadores sindicalizados defenderam a implantação de uma sociedade fundada na igualdade material e na abolição das classes sociais.
2. O socialismo foi a expressão dos interesses da classe operária. Sua proposta era combater a desigualdade propagada pelo capitalismo. Para os defensores dessa tese, os males que afligem a sociedade são causados pela exploração da burguesia na busca de acumular riqueza, explorando a classe operária.
3. O socialismo tem, tradicionalmente, dois momentos, antes e depois das teses de Karl Marx. O teórico alemão é considerado o "pai" do socialismo científico. Ele considera que a classe operária - proletário - é a classe revolucionária e deve partir dela a ruptura com o modo de produção capitalista.
4. O socialismo utópico é assim denominado por considerar que é possível a harmonia entre as classes através de um pacto social orientado pelo Estado.
ALTERNATIVAS
Somente as alternativas 1, 2 e 3 estão corretas.
Somente as alternativas 2, 3 e 4 estão corretas.
Somente as alternativas 1, 2 e 4 estão corretas.
Somente as alternativas 1, 3 e 4 estão corretas.
Todas as alternativas estão corretas.

1

Respostas

2013-10-31T01:42:21-02:00
Estou com dúvida se pode ser a 1,2e4 a resposta.