Em uma sala com 30 alunos, somente 20 participam das aulas extras de Raciocínio Lógico, e destes, 17 também participam das aulas extras de Raciocínio Quantitativo. Logo, pode-se afirmar que

a) pelo menos 27 alunos participam das aulas extras de Raciocínio Quantitativo.
b) pelo menos 17 alunos participam das aulas extras de Raciocínio Quantitativo.
c) pelo menos 10 alunos participam somente das aulas extras de Raciocínio Quantitativo.
d) somente 27 alunos participam ou das aulas extras de Raciocínio Lógico ou de Raciocínio Quantitativo.
e) somente 17 alunos participam ou das aulas extras de Raciocínio Quantitativo ou de Raciocínio Lógico.

2

Respostas

A melhor resposta!
2013-10-30T20:33:28-02:00
A resposta é a letra b) pois foi dado que dos 30 alunos 20 participam das aulas extras de Raciocínio Lógico (RL). Logo, 10 alunos não participam das aulas extras de Raciocínio Lógico, mas não pode afirmar mais nada sobre estes 10 alunos, a não ser a possibilidade deles participam das aulas extras de Raciocínio Quantitativo (RQ). Pois, foi afirmado que dos 20 que fazem RL temos 17 alunos que também fazem RQ.

Em resumo, pelo menos 17 alunos fazem RQ. Digo "pelo menos", pois dos 10 alunos que não fazem RL pode ter algum que faça RQ.

Se tivesse alguma afirmação que estes 10 alunos que não fazem RL também não fazem RQ então seria exatamente 17 alunos que fazem RQ.

Por outro lado se tivesse alguma afirmação que estes 10 alunos que não fazem RL também fazem RQ então seria exatamente 27 (17+10) alunos que fazem RQ.
1 5 1
2013-10-31T16:04:30-02:00
b) pelo menos 17 alunos participam das aulas extras de Raciocínio Quantitativo.

Já que podemos afirmar com certeza, pelo enunciado, que 17 participaram das aulas extras de Raciocínio Quantitativo, a resposta b) está automaticamente correta.