Respostas

A melhor resposta!
2013-10-31T12:44:50-02:00
  É bem simples, você soma o numerador com o numerador no caso de denominadores iguais.

  Para os denominadores diferentes faço o mínimo múltiplo comum, caso não saiba como fazê-lo favor enviar uma nova pergunta, ou olhe as demais questões que eu respondi que hoje já expliquei certinho como calcular essa adição de fração com denominadores diferentes.
2 5 2
frações de mesmo denominador: soma denominador? Soma não!
já alterei, é verdade. Obrigado
disponha :)
2013-10-31T13:05:51-02:00
Na adição de frações com denominadores iguais, somamos os numeradores, mantendo o denominador comum.
Exemplos:
1. vamos efetuar 5  + 1  =   6
                        12    12     12
Observe que  6   é  uma fração que pode ser simplificada:
                   12
 6   =  6  : 6 =  1
12      12 : 6     2
Então 5   +  1 =   1
         12     12      2

Vamos somar 1  +  1 
                     2      3
Queremos somar "um meio" com "um terço". Neste caso, os cálculos são mais trabalhosos, porque os denominadores são diferentes. Por isso vamos reduzir as frações ao menor denominador comum.
mmc (2,3) = 6
1 =        6 : 2 = 3 --->  1 = 1 x 3 = 3  
2     6                         2    2 x 3 = 6

1 =       6 : 3 = 2 ---->  1 = 1 x 2 = 2
3     6                         3    3 x 2    6

Então:
1  +  1  = 3  + 2  =  5
2      3     6     6      6
Também podemos usar esse procedimento para efetuar subtrações com denominadores diferentes.

Na adição, ou subtração, de frações de denominadores diferentes:
- reduzimos as frações ao menor denominador comum;
- somamos, ou subtraímos, as frações equivalentes às iniciais.
1 5 1