De Juscelino a Jango:

Entre as quais crises que o Brasil enfrentou em 1955 e 1964,escreva um texto que busque respostas para a seguinte questão:O Brasil ou(brasileiros) tem dificuldade de lidar com a democracia? Explique sua resposta.

1
Urgente ajude-me!
Respondammmmmmmmm!
Da próxima vez, que tal colocar um "por favor"? Gentileza atrai gentileza :)

Respostas

2013-11-02T16:06:04-02:00
Não é que os brasileiros tenham dificuldades com a democracia. O que acontece é que este é um país desde sempre governado com base em interesses particulares - isso é chamado de privatização do Estado - e por isso a democracia daqui passou por sérias provações (como sustentar um regime para o povo, se os governantes querem agir apenas em benefício próprio?). Soma-se a isso a intervenção estadunidense, que tentava impedir que os países seguissem o exemplo de Cuba (e se tornassem socialistas; lembre-se que o contexto histórico era a Guerra Fria).
A militarização do governo ocorrida nessa época também foi verificada em outros países da América Latina, portanto as circunstancias da época é que tornaram a democracia um projeto muito difícil de se manter no século XX, não sendo, assim, um problema exclusivo dos brasileiros.

Vale dizer que no Brasil de ontem ou de hoje, na Europa ou em qualquer outro lugar a democracia sempre passa por dificuldades, afinal, a índole do ser humano o torna bem mais propenso a ser corrupto e agir em benefício próprio do que ser altruísta e se importar com os outros em primeiro lugar.
1 5 1