A figura mostra etapas da segregação de um par de cromossomos homólogos em uma meiose em que não ocorreu permita.

No inicio de inerfase , antes da duplicação cromossomica que preceda a meiose um dos representantes de um par de alelos mutou por perda de uma sequencia de pares de nucleotideos. considerando as celulas que se formam no final da primeira divisao (B) e no final da segunda divisão (C) encontraremos o alelo mutante em:

a) uma celula em B e nasquatro em C

b) uma celula em B e em duas em C

c) uma celula em B e em uma em C

d) duas celulas em B r rm duas em C

e) duas celulas em B e nas quatro em C

A resposta e B, Justifique! Imagem em anexo!

1

Respostas

2013-11-02T06:52:26-02:00
Na interfáse, depois de sofrer a mutação, os cromossomos são duplicados (inclusive o cromossomo com defeito), mais ou menos assim:
                           I I 
(cromossomos com apenas 1 cromátide)
              acontece a interfáse(fase S)...
                           X X
    (cromossomo com duas cromátides)

por esse motivo, agora a mutação está presente em duas partes do cromossomo, 1 em cada cromátide, isso pode ser justificado, também, porque uma cromátide é uma cópia da outra.
Depois essa célula se divide(meiose 1), e durante a interfáse1 ocorre a separação de cromossomos homólogos e agora temos, em B, duas células, uma com o cromossomo 1, e a outra, com seu homólogo, que contém os genes mutados.

Depois occore a Meiose2 e na anáfase2 ocorre a separação de cromátides irmãs, que agora são dois novos cromossomos. Ficando assim com 2/4 células que contém o gene mutado. 

Resumindo, é uma célula mutada em b(meiose1) e 2 em C(meiose2), porque a primeira meiose é reducional(quanto ao número de cromossomos - antes era 2n e agora é n, por não conter o par) e a meiose2 é equacional, divide uma célula em outras duas iguais.

Espero que tenha entendido, qualquer duvida pode perguntar.
 
4 4 4
Obrigado, muito bem explicado !