Qual é a reação entre o ÁCIDO NÍTRICO e acetato de sódio?
e carbonato de sodio( Na2CO3) e acido nitrico(HNO3)?
e ácido oxalico(H2C2O4) e permaganato de potassio(KMnO4) ?

2
Por 5 pontos!!! da o maior trabalho procurar a fórmula da composição e depois ainda montar as reações...... facilita aí aumenta a pontuação !!!!!
já coloquei a formula da composição é so fazer as reações, e que não sei fazer isso
vc tem do acetato....
o do acido não esta faltando H?

Respostas

2013-11-02T17:17:23-02:00
A) HNO3 + NaCH3COO -> NaNO3 + CH3COOH
b) Na2CO3 + HNO3 -> NaNO3 + CO2 + H2O
c) H2C2O4 + 2 KMnO4 -> K2C2O4 + 2 HMnO4
A melhor resposta!
2013-11-02T17:22:35-02:00
Qual é a reação  entre o ÁCIDO NÍTRICO (HNO3) e acetato de sódio (CH3COONa)?
  H^+ NO3^-     +   Na^+ CH3COO^-  ---------   Na^+NO3^-    e CH3COO^- H^+
HNO3 aq + CH3COONa --------------> NaNO3 + CH3COOH
e carbonato de sodio( Na2CO3)  e acido nitrico(HNO3)
 (^ para indicar o nox não escreva o ^ apenas o vavor sobrescrito...)
Na^+   CO3^2-    +    H^+ NO3^-     ----------   Na^+NO3^-       
Na2CO3  + 2 HNO3 ---------> 2 NaNO3 +H2O l + CO2 g
 
e ácido oxalico(H2C2O4) e permaganato de potassio(KMnO4) ?

H ^+ C2O4^2-     K ^+ MnO4-  ---------  K^+ C2O4^2-      H^+ MnO4^-

H2C2O4 + 2 KMnO4   ------->    K2C2O4  +  2 HMnO4

a soma dos indices precisa ser zero por isso a proporção de baixo
para achar o nox basta inverter os indices

ex: H2   O --- H 1+    O 2-      Na3PO4     Na2     PO4    Na 1+   PO4 3+


  
3 5 3