Colocação Pronominal~~~~~~~~~~~~~~~~

Assinale a alternativa correta:
a) A solução agradou-lhe.
b) Eles diriam-se furiosos.
c) Ninguém conhece me bem.
d) Darei-te o que quiseres.
e) Quem contou-te isso?

2
Já sei que a C, D e E são erradas. Quero saber qual está errada: a A ou a B, e por quê.

Respostas

A melhor resposta!
2013-11-02T18:37:13-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Eu procurei erro na letra a, mas está certa. O verbo é vti e lhe é objeto indireto. O verbo da letra b está no futuro do pretérito e a gramática pede mesóclise. Dir-se-iam furiosos.
2 5 2
Ahhhhhhhhhh é, Diriam é futuro do pretérito xD Nem percebi!!! Obrigadississississississíssimo!
2013-11-03T00:00:59-02:00
A solução correta é a A
na B teria que ser "eles dir-se-iam furiosos"
na C teria que ser "ninguém me conhece bem"
na D teria que ser "dar-te-hei o que quiseres"
e na E seria "quem te contou isso?"