O dobro de um numero -10 é igual a sua metade ,mais 50 qual é esse numero ?

subtraindo 5 da terça parte de um número obtém-se o resultado 15. qual é esse número ?Em uma fábrica, um terço dos empregados são estrangeiros e 72 empregados são brasileiros.?


2

Respostas

A melhor resposta!
2013-11-03T21:51:23-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
2x -10 = x/2 +50     mmc de 1 e 2=2
(4x -20 = x + 100)/2    eliminando denominador 2
4x -20 = x +100
4x -x = 100+20
3x= 120
x= 120/3
x= 40

R: Esse número é 40

x/3-5 = 15   mmc de 1 e 3==
(x-15 = 45)/3    eliminando denominador 3
x-15 = 45
x= 45 +15
x= 60

R: Esse número é 60.


1x/3+72 = x  mmc de 1 e 3=3
(x + 216 = 3x)/3    eliminando denominador 3
x +216 = 3x
x -3x = -216
-2x = -216.(-1)
2x = 216
x= 216/2
x= 108


2 5 2
Obg me ajudou muito !
De nada querida!
Obrigada!< >
2013-11-03T21:59:51-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
1ª) Dobro do número = 2x
2x - 10 = 1 x + 50
               2
2x - 10 = x + 50
              2 
mmc = 2
4x - 20 = x + 100
4x - x = 100 + 20
3x = 120
x = 120 : 3
x = 40
Comprovando:
2 * 40 - 10 = 70
metade de 40 = 20
20 + 50 = 70

2ª) Número procurado = x
1  x - 5 = 15
3
x - 5 = 15
3
mmc = 3
x - 15 = 45
x = 45 + 15
x = 60
Resposta: 60
Comprovando:
Terça parte de 60 = 20
20 - 5 = 15

3ª) 1 = estrangeiros
     3
2 = brasileiros = 72
3
3 = 72 : 2 x 3
3
72 : 2 x 3 =
36 x 3 =
108
Resposta: 108 empregados, sendo 36 estrangeiros e 72 brasileiros.
1 5 1