Respostas

2013-04-07T22:20:50-03:00

Os últimos dados divulgados sobre a economia francesa foram decepcionantes: a economia da segunda potência da zona do euro praticamente não cresceu no terceiro trimestre de 2012, enquanto que a taxa de desemprego aumentou para o maior nível dos últimos quinze anos.

O PIB francês no terceiro trimestre cresceu parcos 0,1%, abaixo da primeira estimativa de 0,2% feita pelo mercado. O resultado denota no fracasso francês em tentar fazer sua economia crescer nos últimos 12 meses. A fraca performance pode ser medida pela queda nas importações em -0,5% e pela queda nos investimentos (-0,6%), sugerindo que as empresas francesas desacelararam desde a posse do atual presidente François Hollande.

Os dados sobre o PIB foram divulgados após outro resultado desaleentador: a taxa de desemprego cresceu pelo décimo-nono mês consecutivo. São 29.300 novos desempregados no país, elevando a taxa para 10,3% da população (3.13 milhões de pessoas). Apesar da taxa de desemprego francesa ainda estar bem abaixo da média da zona do euro, esta é bem pior do que o registrado nas outras potências européias (Alemanha e Reino Unido) e Estados Unidos.