Respostas

A melhor resposta!
2013-04-07T21:04:28-03:00

Carboidratos

Os carboidratos são substâncias orgânicas também chamadas de hidratos de carbono. Estes nomes foram dados porque, na molécula da maior parte dos carboidratos, para cada carbono presente existem 2 átomos de hidrogênio e 1 átomo de oxigênio, na mesma proporção existente na molécula de água. Daí o nome carbo (carbono) hidrato (hidros= água).

 

Lipídios Os lipídios são compostos com estrutura molecular variada, apresentando diversas funções orgânicas: reserva energética (fonte de energia para os animais hibernantes), isolante térmico (mamíferos), além de colaborar na composição da membrana plasmática das células (os fosfolipídios).
São substâncias cuja característica principal é a insolubilidade em solventes polares e a solubilidade em solventes orgânicos (apolares), apresentando natureza hidrofóbica, ou seja, aversão à molécula de água.
Essa característica é de fundamental importância, mesmo o organismo possuindo considerável concentração hídrica. Isso porque a insolubilidade permite uma interface mantida entre o meio intra e extracelular.
Os lipídios podem ser classificados em óleos (substâncias insaturadas) e gorduras (substâncias saturadas), encontrados nos alimentos, tanto de origem vegetal quanto animal, por exemplo: nas frutas (abacate e coco), na soja, na carne, no leite e seus derivados e também na gema de ovo.
Em geral, todos os seres vivos são capazes de sintetizar lipídios, no entanto algumas classes só podem ser sintetizadas por vegetais, como é o caso das vitaminas lipossolúveis e dos ácidos graxos essenciais.
A formação molecular mais comum dos lipídeos, constituindo os alimentos é estabelecida através do arranjo pela união de um glicerol (álcool) ligada a três cadeias carbônicas longas de ácido graxo.

 

Funçoes

 

O carboidrato tem como função fornecer energia ao nosso organismo, uma vez q a grande maioria da reaçoes quimicas q ocorrem nosso organismo necessitam desse composto para ocorrerem.em resumo os carboidratos sao o "combustivel" do nosso corpo. O lipídio tem como função principal manter a temperatura do nosso organismo, uma vez q fica armazenado em nosso corpo em forma de tecido adiposo, e serve tbm como reserva de energia caso haja falta de carboidratos.

 

Onde podemos encontrar

 

Lípideos: A gordura é um tipo de lipídio. Alguns alimentos ricos neste composto são: manteiga, margarina, frituras, doces, biscoitos recheados, carnes gordas, queijo amarelo, leite integral, requeijão, embutidos.

Carboidratos: São alimentos ricos em carboidratos: cereais, pães, farinhas, mandioca e batata doces, frutas.

1 5 1
2013-04-07T21:51:54-03:00

Os carboidratos são compostos orgânicos que consistem de carbono, hidrogênio e oxigênio.
Podem ser representado da seguinte formas: Cn H2n On. Variam de açúcares simples contendo de 3 a 7 carbonos até polímeros muito complexos.

Carboidratos, carbohidratos, hidratos de carbono, glicídios, glícidos, glucídeos, glúcidos, glúcides, sacarídios ou açúcares são substâncias, sintetizadas pelos organismos vivos.

São os chamados energéticos, pois a maioria da energia consumida pelo organismo para realizar as tarefas do dia a dia como trabalhar, dirigir, conversar, etc, vem dos carboidratos, porém num exercício físico de longa duração, o nutriente mais utilizado passa a ser a gordura.
Eles fornecem 4 calorias para o organismo por grama consumida de carboidratos.

As fontes na alimentação são: macarrão, arroz, batata, pães, biscoitos, etc.

Na saúde

Os carboidratos representam a principal fonte de energia, pois é o principal combustível do homem.
Em circunstâncias normais é a única fonte de energia para o cérebro.

Fornecem energia para o desenvolvimento do trabalho interno (respiração, circulação do sangue, batimento do coração, etc), externo (andar, trabalhar, fazer esforço, etc) e calor para manter a temperatura do corpo.
Devem compor até 60% do total diário de calorias consumidos na alimentação.

Os carboidratos que devem ser evitados são os açúcares pois são ricos em calorias, não podem ser consumidos por diabéticos e são quase destituídos de nutrientes.

Vegetais, frutas, grãos e cereais são ricos em carboidratos.

Os carboidratos são considerados nutrientes energéticos, pois têm como função o fornecimento da maior parte da energia necessária para o corpo realizar suas atividades normais como andar e trabalhar.

Podem ser classificados como:

Carboidratos simples: Os que possuem uma absorção mais rápida fornecendo ao organismo uma rápida forma de energia (glicose);

Carboidratos complexos: Que para serem absorvidos e utilizados como fonte de energia devem ser quebrados em carboidratos simples.

Os representantes desta classe de nutriente são as massas, pães, cereais, tubérculos e grãos.

O carboidrato ingerido em excesso (acima da necessidade basal de energia) tem que ser consumido principalmente através de exercícios fisicos, caso contrário, se torna uma reserva de gordura. Essa gordura se deposita sob a pele, nos órgãos e vasos sangüíneos.