Respostas

2013-11-05T15:59:07-02:00
A disputa por terras na África e Ásia, para aumento da exploração de suas riquezas e mercado consumidor, levou os três países mais ricos da Europa (Inglaterra, França e Alemanha) a começarem uma guerra.
3 5 3
A melhor resposta!
2013-11-06T13:35:06-02:00
Alguns países estavam extremamente descontentes com a partilha da Ásia e da África, ocorrida no final do século XIX. Alemanha e Itália, por exemplo, haviam ficado de fora no processo neocolonial. Enquanto isso, França e Inglaterra podiam explorar diversas colônias na África e Ásia, ricas em matérias-primas e com um grande mercado consumidor. A insatisfação da Itália e da Alemanha, neste contexto, pode ser considerada uma das causas da Grande Guerra. Além disso no início do século XX havia uma forte concorrência comercial entre os países europeus, principalmente na disputa pelos mercados consumidores. Esta concorrência gerou vários conflitos de interesses entre as nações. Ao mesmo tempo, os países estavam empenhados numa rápida corrida armamentista, já como uma maneira de se protegerem, ou atacarem, no futuro próximo. Esta corrida bélica gerava um clima de apreensão e medo entre os países, onde um tentava se armar mais do que o outro. E no final, a Grande Guerra, que seria a última das guerras, acabou eclodindo.
3 3 3