me ajuda galera e pra hj
peri .. vou escrever'
Presente do indicativo é aquele que indica que esta fazendo agora. Exemplo: Eu estou escrevendo ; voce esta lendo isso . O indicativo indica que se vi e que sabe que é real. Espero ter ajudado :D
obgd
E quando uma ação foi feita e concluída . Ex: Eu comprei a Casa ( foi concluído ,comprei) indicativo : expressa certeza

Respostas

A melhor resposta!
2013-11-06T12:08:35-02:00
É um modo de tempo verbal que indica uma ação que está acontecendo agora, nesse momento ou seja Expressa o fato no momento em que se fala.
exemplos:
Eu abro a porta. 
ou
O aluno lê um poema. 


Posso afirmar que meus valores mudaram.

Espero ter ajudado!
2 5 2
2013-11-06T12:38:34-02:00
Bom o presente do indicativo é o presente que esta acontecendo agora o indicativo é que ele o sujeito esta a indicar que acontece agora e sabe se que é real como por exemplo:

Eu leio isto.

Ele faz a pregunta no quadro.

Espero ter ajudado