Respostas

2013-11-06T18:58:06-02:00
Acácia-falsa, Robinia pseudoacacia, é uma planta que tem a sua origem Na América do Norte, na área hoje em dia integrante no Canadá, recebeu este nome por alguma semelhança com a verdadeira Acácia de origem Australiana. Foi das primeiras plantas a serem levadas para Inglaterra, para ser utilizada como planta ornamental. Os americanos nativos usavam as suas sementes alimentação, depois de tratá-las, mas esse uso não é recomendado devido à toxicidade da planta.

A Batata, é uma planta com raiz do tipo tubérculo, em que a raiz é a parte comestível da planta, é originária da América do Sul e América Central, foi primeiramente introduzida na Europa no século XVI e daí difundida por todo o mundo, tornando-se num dos alimentos base da alimentação mundial, com excepção do Sudoeste asiático onde o arroz continua a ser a grande base da alimentação.

O Guaraná é uma planta, dita como nativa da floresta amazónica, mas que na realidade não se sabe ao certo a sua origem, pois mesmo as plantas encontradas na floresta densa da bacia do rio Amazonas, acredita-se que tenham sido já plantadas pelas tribos nativas. E uma vez que já não se encontra em estado silvestre, a sua origem será sempre do domínio das lendas.

O açafrão é o estigma ou pólen da planta Crocus sativus, da familia das Iridaceaes, originário da Ásia e do Médio Oriente, espalhou-se por toda a bacia do Mediterrâneo. Conhecido principalmente pelo seu uso culinário, também era usado na tinturaria e ainda hoje o é na industria farmacêutica. Prefere climas temperados, mas suporta temperaturas negativas, mas é sensível ao encharcamento. A sua floração é outonal e estima-se que sejam necessárias 150 mil flores para produzir um quilo da especiaria. 

Agrião, Nasturtium officinale R. Br. – Brassicaceae (Cruciferae), tem a sua origem na Europa, é uma planta frequente nas ribeiras, levadas e lugares húmidos do continente e das ilhas europeias. É utilizada desde os tempos remotos, desde a época das civilizações grega e romana, como desintoxicante e restauradora.

A Carambola, tem a sua origem, na Ásia, nas suas regiões mais tropicais e terá sido introduzida no Brasil já no século XIX, utilizada fundamentalmente como planta ornamental, e sua exploração para fins comerciais é reduzida, sendo plantada normalmente para uso doméstico, tem como principal característica o facto de o seu fruto ser em forma de estrela de cinco pontas. 

A Pitanga, que significa vermelho-rubro, na língua dos “Tupi”, pertencente à família das mirtáceas, a que também pertencem frutas como o mirtilo, a jabuticaba e até a goiaba. Produz frutos com tonalidades que vão desde o vermelho vivo, a passar pelo roxo e até ao quase preto, estes frutos são ligeiramente ácidos e doces, originária do Brasil, onde se encontra por todo o país. e outras