Respondam quantas vocês quiserem apenas! Obrigado! Assunto: Barroco (Literatura)
1- Explique como ocorreu a debanda dos fiéis.
2-Como ocorreu a reação católica?
3-Com a reação católica ao protestantismo, quem influenciou na definição das características do Barroco?
4-A partir das características barrocas ocorre uma tensão que tenta difundir visões opostas. Cite-as.
5-Como foi marcada a arte barroca com as posturas conflitantes?
6-Cite como os artistas barrocos buscam unir os aspectos contraditórios em suas obras.
7-Explique como era o desafio do Barroco.

1

Respostas

2013-11-06T20:34:14-02:00
1- (Se eu entendi a questão) Lutero iniciou a Reforma Protestante, pois discordava do modo com que a Igreja Católica conduzia as interpretações bíblicas à seus fiéis, ele elaborou 92 teses com o que ele considerava errado nos dogmas católicos, entre eles a cobrança de indulgências e etc. Com isso, a Igreja Católica foi perdendo muitos fiéis que concordavam com as teorias e interpretações de Lutero.

2- O Catolicismo visando recuperar os fiéis perdidos com a Reforma Protestante, criou um movimento chama Contrarreforma que é sinônimo de Barroco. O Barroco é um movimento que destacou-se tanto nas artes, arquitetura e literatura com o intuito principal de mostrar a Grandeza da fé cristã e da Igreja Católica. 

3- O objetivo principal do Barroco era mostrar a grandeza da fé católica e a infinita inferioridade do homem perante as coisas divinas. 

4- O Barroco, principalmente na literatura, fazia o uso da dualidade. Amor X ódio, Fé X Ceticismo. Sentimentos duais e conflitantes. Através do uso de antinteses, metáforas e etc. 

5-