Tarefa

Foto de perfil do usuário blendateixeira1

1)Quais são os principais fatores que condicionam a urbanização no mundo ?2)Conceitue rede e hierarquia urbanas.3)Quais as diferenças fundamentais entre a

1)Quais são os principais fatores que condicionam a urbanização no mundo ?

2)Conceitue rede e hierarquia urbanas.

3)Quais as diferenças fundamentais entre a tradicional e a nova hierarquia urbana?

4)Porque a clássica oposição campo-cidade ou agricultura-industrial já não faz muito sentido nas regiões mais ricas do planeta?

5)Oque significa afirma que para muitos pessoas as distância são relativas hoje em dia ? qual é a consequência disso na urbanização atual?

6)Qual é a diferença entre megacidade global? qual é o papel delas no atual capitalismo informacional?
por Blendateixeira1

Tem dúvidas sobre esta tarefa? Pergunte!

Peça mais detalhes ao usuário Blendateixeira1

Respostas

Respostas

Foto de perfil do usuário Carol640
Carol640 respondeu
Respostas
1) Conclui-se que há dois conjuntos básicos de fatores que condicionam a urbanização: os atrativos, que atraem a população para as cidades; e os repulsivos que as repelem do campo.
2) Rede urbana: A urbanização de uma sociedade origina uma rede urbana, isto é, um sistema integrado de cidades que vai das pequenas ou locais às metrópoles ou cidades gigantescas. A regra geral é que para milhares de pequenas cidades existam centenas de cidades médias e poucas metrópoles.

A rede urbana nada mais é que a malha metropolitana de um país que constitui-se basicamente de cidade global, metrópole nacional, metrópole estadual, metrópole regional, médias e pequenas cidades.
Hierarquia Urbana: 
A hierarquia urbana nada mais é do que a escala de subordinação entre as cidades, geralmente da seguinte forma: as pequenas cidades que existem aos milhares, que se subordinam as cidades médias, que existem em número menor que as pequenas cidades, estas, as cidades médias, que se subordinam às cidades grandes. As grandes cidades ou metrópoles são muito poucas.
3) A avaliação tradicional está baseada no denominado modelo industrial, que dá prioridade à relação estabelecida entre as diferentes cidades a partir dos fluxos de mercadorias e de serviços; a avaliação recente apóia-se no chamado modelo informacional, concentrando-se na relação entre as diferentes cidades a partir dos fluxos administrativos e de informações.
4) Basicamente a indústria já não mais sobrevive sem o campo e vice-versa. Sem contar que os grande latifundiários são também os grandes empresários de ramo da produção. Ou seja, está tudo nas mãos de um só empresário ou grupo de empresários que se unem para vencer a concorrência ou para expandir seus negócios financeiramente. Um outro motivo é que com a modernização do campo (o maquinário tomando o lugar do pequeno agricultor) os moldes da divisão social do trabalho é basicamente o mesmo da cidade (dono dos meios de produção - latifundiários,e proprietário somente da força de trabalho - pequeno agricultor) o desemprego e a divisão dos meios de produção chegou também ao campo. 
5) Hoje com a (conectividade - internet) o mundo esta conectado. Podemos viajar a qualquer lugar do planeta com um click do mouse. Temos celulares, assim, qualquer um pode nos encontrar a qualquer momento. Basta conhecer o numero dele.A verdadeira Globalização é um encontro de povos e culturas que trocam idéias, tecnologias, experiências e constroem juntas um mundo melhor. 
6) Megacidade é o termo normalmente empregado para se definir uma cidade que sedia uma aglomeração urbana com mais de dez milhões de habitantes e que esteja dotada de um rápido processo de urbanização. 
Cidades globais (ou cidades de classe mundial) são cidades que possuem um razoável grau de influência em nível mundial. 
  • Comentários
  • Denunciar!
  • Obrigado (5)
  • Avaliar Avaliar: 4, Votos: 3

Comentários

Escreva aqui seu comentário...