Respostas

A melhor resposta!
2013-11-08T23:07:28-02:00
Essa reação é conhecida como NITRAÇÃO do fenol. O grupo OH ligado ao anel benzênico direciona a SUBSTITUIÇÃO ELETROFÍLICA no anel para as posições ORTO e PARA.
O correto para essa questão era colocar o ác. nítrico junto com o sulfúrico para a formação do grupo nitro (NO2), que é um agente eletrofílico, ou seja, "ataca" o anel nas posições citadas atraído pelos elétrons do benzeno.
Portanto, a alternativa correta é a C.

1 5 1
Só uma dúvida....na quebra da molécula HNO3....fica OH negativo e NO2 positivo?
A fórmula do ác. nítrico pode ser escrita assim: HO---NO2. Como eu citei na resposta anterior, o correto é a presença do ác. sulfúrico, que "protona" o grupo OH e desse modo forma-se água.
Continuando.....
O grupo OH "protonado", ou seja, ligado ao H+ liberado pelo ác. sulfúrico, "puxa" o par de elétrons da ligação com o nitrogênio, deixando-o positivo e "pronto" para "atacar" os elétrons do anel benzênico.
Ata,Obrigada,foi bem claro.Errei essa questão pois entre os dois,pensei que o OH ficasse positivo,tolice minha,depois percebi o erro.Muito obrigada.
2013-11-08T23:19:24-02:00
C- pois o oxigênio é mais eletronegativo que o carbono,então sua carga parcial é - , ou seja,ele se torna ânion,sendo assim cada carbono fica com cargas parciais, tipo + e  - e assim sucessivamente. Os que estão + são muito eletrolíticos,ou seja, aceitam rapidamente a adição de um ânion, que no caso é o NO2 que está a solta.

Espero ter ajudado'
Obrigada por sua resposta
Por nada :)