Respostas

2013-11-09T15:29:15-02:00
É bem fácil, resolva por regra de três simples, da seguinte forma:
Raciocine comigo: se uma pizza de 40cm de diametro custa 20 reais, quantos reais irá custar a de 16cm? Voce monta a regra de tres e multiplica cruzado os valores:
40---20
16----x

40*x=16*20
40x=320
x=320/40
x=8
Resposta final: 8 reais!
Espero ter ajudado..


A melhor resposta!
2013-11-09T15:31:02-02:00
O preço de uma pizza é proporcional a sua área. Uma pizza grande custa R$ 20,00 e tem diâmetro de 40 cm. calcule o preço de uma mini-pizza  cujo diâmetro é 16 cm. 

Usando a proporcionalidade vamos relacionar:
 Custo (R$)     Diametro(cm)
    20                 40
     x      
           16
É diretamente proporcional porque diminui diametro diminui preço
Multiplica em X
40x = 20.16
40x = 320
x= 320/40
x= 8
A mini pizza custará R$ 8,00
1 5 1