(UFPEL) A organização administrativa brasileira, iniciada com o sistema de Capitanias Hereditárias, a partir de 1534, enquadra-se no colonialismo mercantilista. Esse modelo administrativo implementado pela Coroa portuguesa determinou

Escolher uma resposta.
a) a origem do sistema agrário brasileiro atual, com predominância do latifúndio e a persistente violência aos povos indígenas.
b)o início do contato com os povos indígenas, objetivando catequizá-los, promovendo o escambo com os nativos, articulando-os para a expulsão de Maurício de Nassau.
c) a organização de quinze capitanias, baseadas na policultura, no artesanato e na pecuária, nas quais os donatários possuíam plena liberdade religiosa.
d) a intenção portuguesa de alcançar o Oceano Pacífico e evitar o avanço espanhol sobre as terras brasileiras e as Índias Orientais.
e) o início da fase de mineração na Colônia, com distribuição das “datas” para a nobreza lusitana explorar ouro e diamantes à custa do trabalho escravo.

2

Respostas

2013-11-09T23:38:51-02:00
Não é a D, acabei marcando essa e errei...
1 2 1
A melhor resposta!
2013-11-10T01:22:32-02:00
A alternativa correta é a letra A. Veja o que está incorreto nas outras:

B - Nassau não foi expulso.
C - O sistema agrário era monocultor e não havia liberdade religiosa.
D - Geograficamente, as índias Orientais não podem ser um objetivo do modelo administrativo implantada em terras brasileiras.
E - A mineração com trabalho escravo se inicia posteriormente. 
3 3 3