Respostas

2013-11-10T16:24:21-02:00
"Fundada em 22 de janeiro de 1532 pelo português MARTIM AFONSO DE SOUZA. Primeiro povoamento realizado em território Brasileiro. Por um longo período se discute a exatidão da data de fundação da cidade de São Vicente.

Alguns historiadores atribuem diferentes datas para sua fundação. Vários Franceses e Espanhóis, dizem que São Vicente já era povoado em 1516, baseados nas fabulosas histórias contadas por Aleixo Garcia. Por outro lado, o padre Jaboatão afirma que Martim Afonso chegou em 1525, todavia nem os Portugueses nem ninguém conseguiu satisfatoriamente definir a exata data de sua fundação. Oficialmente em 22 de janeiro de 1532 é considerada a data que marca a aparição de nossa primeira vila. Naquela ocasião, Martim Afonso de Souza fora ajudado por dois Portugueses João Ramalho e Antonio Rodrigues, que começou a administração da Capitania de São Vicente, que recebera por doação de D. João III. Inicialmente um pequeno forte fora construído para armazenamento de armas e valores. Posteriormente fora construída a Igreja, uma Alfândega, a cadeia e uma "Prefeitura"; após a cidade contar com uma pequena infra-estrutura, recebeu oficiais para governarem e manterem a ordem no recém estabelecido " Primeiro Núcleo de Administração Civil do Novo Mundo ".
Depois da crescente prosperidade durante o século XVI, São Vicente ascendeu a condição de Municipalidade pelo Decreto Real de 29 de Outubro de 1700, tornou-se cidade em 15 de Novembro de 1895, e Comarca em 18 de Fevereiro de 1959, pelo Decreto Estadual No. 5285. E em 7 de Julho de 1977 se tornou Estância Balneária.
São Vicente, " Primeira Cidade Organizada do Brasil ", " Capital do Estado de São Paulo " por 177 anos"