O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é medido levando em consideração fatores como expectativa de vida, renda e nível educacional da população. De acordo com o “Atlas do Desenvolvimento Humano 2013” divulgado pela ONU, o Brasil pulou, em menos de 10 anos, de um IDH muito baixo para muito alto. Os números, no entanto, entram em choque com a realidade de muitos municípios que parecem não traduzir, na prática, o que os números dizem, conforme aponta a crítica da charge, reproduzida a seguir:
Disponível em: www.chargeonline.com.br, acessado dia 03/10/13. Observando a realidade do Brasil, especialmente se comparada com outros países, cujo IDH é considerado muito alto, como Irlanda, Noruega e Austrália, analise criticamente os números e aponte uma solução para o caso brasileiro. Nosso IDH (que é composto de: expectativa de vida, renda e educação) representa a realidade? O que precisaríamos fazer para elevá-lo mais ao nível de países desenvolvidos?

1

Respostas

2013-11-10T19:19:03-02:00
Dentre as medidas que o governo poderia fazer para elevar o IDH estão: investimento na educação, na saúde, criação de politicas para controlar a natalidade e aumento de ofertas de empregos. 

Espero ter ajudado!