Respostas

2013-04-08T22:53:50-03:00

A diferença é que a sociedade, a espécie humana atual é mais evoluida em certos aspéctos,não em certos mas em todos praticamente, admitamos também que temos muitos mais recursos e conhecimento do que outros do passado.

2013-04-09T09:55:01-03:00

Uma das diferenças mais importantes entre o ser humano e os demais primatas é a capacidade caracteristicamente humana de se apoiar e locomover  apenas so­bre os membros posteriores (gorilas, chimpanzés e ou­tros símios são incapazes de andar sobre dois pés por períodos prolongados), deixando as mãos livres para se­gurar e manipular objetos (recolher e transportar ali­mentos e filhos, pegar pedras e galhos capazes de funcionar como armas, manusear instrumentos delicados de trabalho, etc).

Não é possfvel explicar todas as características humanas em termos evolutivos. Primeiro, porque nossa espécie não es­tá sujeita apenas à evolução biológica, mas também à evolução cultural. Com o desenvolvimento de um cérebro complexo, que nos dá grande capacidade de aprendizagem, houve desenvolvimento também da linguagem, da cultura e da consciên­cia. Mais do que outras espécies, somos capazes de prever as conseqüências de nossos atos. Isso significa que podemos, conscientemente, escolher como devemos viver.

Segundo, porque a ciência não pode nem pretende responder a todas as perguntas que o ser humano propõe. Existem outras formas de conhecimento que respondem a perguntas diferentes acerca do mundo. Para o evolucionista Stephen Jay Gould,a ciência estuda o mundo natural e não o nosso universo moral: "O estado real do Universo,seja ele qual for, não pode nos ensinar como devemos viver e o que nossas vidas devem significar, pois essas questões éticas de valor e significado per­tencem a campos diferentes da vida humana, como a Religião, a Filosofia e os estudos humanistas" (em CarI Zimmer, O livro de ouro da evolução, Rio de Janeiro: Ediouro, 2003, p. 15).

1 4 1