5-) Em 25 de abril de 1953, um estudo de uma única página na revista inglesa Nature, intitulado “A estrutura molecular dos ácidos nucleicos”, quase ignorado de início, revolucionou para sempre todas as ciências da vida, sejam elas de homem, rato, planta ou bactéria. James Watson e Francis Crick descobriram a estrutura do DNA.
a) Watson e Crick demonstraram que a estrutura do DNA se assemelha a uma escada retorcida. Explique a que correspondem os “corrimãos” e os “degraus” desta escada.
b) Que relação existe entre DNA, RNA e síntese protéica?
c) Como podemos diferenciar duas proteínas?

1

Respostas

2014-12-31T20:09:44-02:00
Então!
a) Esses "Corrimãos" são as cadeias de glicofosfatos, enquanto os "Degraus" correspondem aos pares de Bases Nitrogenadas unidos por ligações de hidrogênio.

b) Uma das propriedades do DNA é a capacidade de permitir através de um segmento específico, o gene, a polimerização de uma nova cadeia de nucleotídeos chamada RNA. Esse processo recebe o nome de transição. O RNA possui em sua cadeia uma sequência de informações, as bases nitrogenadas, que são utilizadas por ribossomos na organização de aminoácidos para a montagem da proteína. Esse processo recebe o nome de tradução ou síntese proteica.

c) Proteínas são macromoléculas, e elas podem ser diferenciadas pelos tipos, números e sequência de aminoácidos.

Espero ter ajudado!
15 4 15