Respostas

2013-11-11T23:36:03-02:00
Reação nuclear, como o nome indica, é aquela que ocorre no núcleo do átomo.
Existem dois tipos: fissão e fusão.
Na fissão, um átomo físsil - que pode ser "quebrado" - é bombardeado por nêutrons. Como resultado, há formação de átomos instáveis e de partículas alfa e/ou beta com produção de ondas gama e mais nêutrons (na média, 2 a 3) dependendo da reação. Há grande liberação de energia, que pode ser utilizada por uma usina nuclear por exemplo.
Os combustíveis mais utilizados, neste caso, são o urânio de massa 235 e o plutônio de massa 239.
Já a fusão, ocorre de modo oposto. Como o nome indica, núcleos pequenos se juntam para formar núcleos maiores, também com grande produção de energia.
No mundo, existem grandes laboratórios experimentais de fusão, mas, até o momento, não se conseguiu produzir mais energia do que se gasta na sua produção.
Muitos cientistas inclusive estão céticos quanto ao futuro da obtenção de energia a partir de reatores de fusão nuclear.
O principal exemplo de fusão nuclear são as reações que ocorrem no sol, onde núcleos de hidrogênio se fundem para formar núcleos de hélio.
A principal dificuldade de se fazer a fusão nuclear com ganho energético, no mundo, está em se conseguir uma força gravitacional semelhante a do sol para que a reação entre os núcleos seja realmente eficiente.

That's it!
1 3 1