Respostas

A melhor resposta!
2013-11-12T11:18:39-02:00
X -> representa o dinheiro que o roberto tem.
y -> representa o preço do chaveiro chaveiro.

x + 4 = y , logo, x = y - 4 (1) 
2 * x = y + 7 (2) 

Depois temos que substituir, a primeira equação na segunda:

2 * (y - 4) = y + 7 
2y - 8 = y + 7 
2y - y = 7 + 8 
y = 15 
Agora sabemos o preço do chaveiro, para saber o dinheiro que o roberto têm, basta substituir o valor de y:
 
x = 15 - 4 = 11

Roberto tem 11 reais, o valor do chaveiro é 15 reais.
3 5 3
2013-11-12T11:22:18-02:00
Roberto tinha 12 rais e o chuveiro era 5 reais
kkkk acho q ta errada