Respostas

2013-11-12T13:07:30-02:00
A matéria é formada por moléculas, que por sua vez são formados por átomos.

Essa matéria nunca tem fim, apesar de os seres vivos morrerem. No entanto, a matéria deles é constantemente reaproveitada pela natureza para formar novos corpos e novos objetos.
Sendo assim, em sua apostila, na página 94, temos um bom exemplo de como a matéria circula, transita ou "passeia" na natureza.
Na letra a temos: Uma ovelha se alimenta se capim, ingerindo os átomos que formam o corpo do capim. Fazendo isso a ovelha adquire átomos que serão usados para construir estruturas diferentes no corpo desta ovelha, no caso, seus pelos - a lã.
Na letra b temos: Um mosquito suga o sangue do ser humano, adquirindo seus átomos. No organismo do mosquito estes átomos serão reorganizados para formar estruturas importantes para ele, por exemplo, seus ovos logo após sua reprodução.
Na letra c temos: Uma preguiça vive e se alimenta de folhas de árvores. Quando ela se alimenta das folhas, adquire átomos que serão reorganizados para formar o corpo de seu filhote, logo após o período de reprodução da preguiça.


O movimento desses átomos na natureza é um ciclo. Pensando assim, vamos imaginar que nos três casos, a ovelha, o mosquito e a preguiça morreram. O que será que irá acontecer com os átomos que formam o corpo destes seres vivos?
Resposta: Seus corpos seram desmanchados pela decomposição dos fungos e bactérias. Com pouco tempo já não haverá nenhum resto visível destes seres na natureza. No entanto, seus átomos, apesar de não visíveis, nunca desapareceram. Eles serão utilizados pelo ambiente para formar outras moléculas como água, gases, terra.


E esses gases, essa água e essa terra serão utilizados por outros seres vivos para permanecerem vivos, para se hidratarem e se alimentarem, começando tudo novamente..... isso é o que significa movimento em forma de ciclo, ou ciclo da matéria (átomos) na natureza!
2013-11-12T13:15:27-02:00
Em ciclo da as plantas obtêm energia diretamente do sol, através da fotossíntese e os animais obtêm-na a partir das plantas e dos animais de que se alimentam. Nos ecossistemas, a matéria circula dos produtores para os consumidores e regressa ao solo, sob a forma de matéria mineral (por ação dos decompositores), ficando assim novamente disponível para os produtores.A matéria circula nos ecossistemas de maneira cíclica e contínua (pois esta constantemente a se renovar), ao contrário do que acontece com o fluxo de energia.
1 1 1